Jaguar de estrada mais potente de sempre fez tempo canhão no Nurburgring

O Jaguar XE SV Project 8, o automóvel de estrada mais potente de sempre da marca de Coventry, acaba de ser tornar a berlina mais rápida de sempre no mítico Nurburgring, registando um tempo de 7 minutos e 21,23 segundos.

Apresentado em Maio deste ano e criado pelo departamento Special Vehicle Operations (SVO) da marca britânica, este Project 8 não só bateu o anterior melhor registo, do Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio, como melhorou (e muito!) a marca, já que retirou 11 segundos ao tempo da berlina da marca de Arese, na região de Milão.

Contudo, e ao contrário do que acontece com o Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio, este Jaguar é uma série especial altamente limitada que dará origem a apenas 300 exemplares.

"A SVO existe para forçar os limites da performance, do luxo e da capacidade todo-o-terreno. E o XE SV Project 8, montado à mão, leva esse princípio ao limite, extraindo performances de um excitante supercarro da berlina de quatro portas mais compacta da Jaguar", começou por dizer John Edwards, director do departamento Special Operations da Jaguar Land Rover. "O recorde do Nürburgring Nordschleife sublinha o nosso compromisso de entregar aos clientes do Project 8 o Jaguar mais extremo de sempre", atirou.

A alimentar este "monstro" está um motor V8 de 5.0 litros turbo com 600 cv de potência (acoplado a uma caixa automática de oito velocidades) que permite que este Jaguar XE SV Project 8 acelere dos 0 aos 96 km/h em apenas 3,3 segundos e que chegue até aos 321 km/h de velocidade máxima.

Destaca-se igualmente a suspensão mais firme, a menor altura ao solo, as vias mais largas e claro, os materiais usados que permitiram manter o peso controlado para que o comportamento dinâmico fosse o mais apurado possível.

Em destaque